Digimon Universe Fórum
Criação de um critério único para avaliação do RPG Boasvi12


Participe do fórum, é rápido e fácil

Digimon Universe Fórum
Criação de um critério único para avaliação do RPG Boasvi12
Digimon Universe Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de um critério único para avaliação do RPG

+2
Keenan Crier
Marcy
6 participantes

Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Marcy Ter Jan 22, 2013 2:00 pm

Existe um problema que este fórum enfrenta desde a sua abertura, e que também havia no fórum antigo: avaliações distintas de cada avaliador. Cada avaliador tem um critério próprio, e os números de níveis e prêmios que um dá não é o mesmo que o outro daria.

Isso precisa acabar; vejo membros pedindo para um determinado avaliador avaliar a sua luta ao invés de outro, porque ele dá mais níveis e prêmios que este último. Então, sugiro a criação de um critério único, e cada avaliador deve usá-lo. Assim, o prêmio que um avaliador dar é o mesmo que o outro daria.

Eu tenho uma ideia para a elaboração de um "Manual do Avaliador", com tudo o que ele deve ou não deve contar na hora da avaliação de uma luta. Aqui as minhas ideias:

MANUAL DO AVALIADOR

O post será INVALIDADO se:

  • 1. não houver nenhuma acentuação
    A acentuação é o que dá sentido ao texto, então ela é de suma importância. O membro que não usá-la estará tentando tirar todo o sentido da escrita, podendo originar duplo entendimentos;


  • 2. o texto tiver menos de 40 linhas (o equivalente a 3/4 de uma folha no Word, com espaçamento de margens padrão e fonte Arial tamanho 12)
    Será considerado um post curto demais, portanto, inválido;


  • 3. o post for exatamente igual a algum outro já feito, somente com alguns nomes e dados alterados
    Sendo confirmado o plágio de um outro post já existente, com apenas nomes e dados alterados, será determinado que o autor do post não criou um post novo, significando o mesmo que não ter feito o post;


  • 4. o(s) adversário(s) da luta escrita estiverem em maior número forem fortes demais para o(s) digimon(s) do usuário
    (veja abaixo no "Quesitos nos níveis e no número de digimons")


  • 5. o texto conter muitas repetições
    Ele matou o digimon que ele tanto odiava, porém ele não imaginava que o adversário que ele derrotou iria digievoluir bem quando ele menos esperava.
    Vícios de linguagens devem ser evitados, porém podem ser tolerados na maioria das vezes. Mas as repetições excessivas nos posts do RPG, sem o uso de palavras sinônimas para substituí-las, é o vício mais grave, e não pode ser tolerado.
    Nota importante: pode-se tolerar se o usuário for iniciante no RPG (o digimon inicial dele deve ter no máximo 7 níveis), mas o avaliador deve alertá-lo sobre as repetições.


Distribuição de Exp. e Níveis e Validação de Lutas

  • 1. Na questão de níveis:
    . Digimon do mesmo nível do digimon do usuário dará +50 exp;
    Um Agumon Nv. 20 que derrota um Agumon Nv.20 vai ganhar 50 exp.

    . Digimon com nível entre 1/2 e um nível a menos que o digimon do usuário dará +25 exp;
    Um Agumon Nv.20 que derrota um Agumon que estiver com nível de 15 a 19 vai ganhar 25 exp.

    . Digimon com nível de entre 1/3 a 1/2 do digimon do usuário dará +15 exp;
    Um Agumon Nv.24 que derrota um Agumon que estiver com nível de 8 a 12 vai ganhar 15 exp.

    . Um Digimon com nível inferior a 1/3 do nível do digimon do usuário dará +10 exp.
    Um Koromon Nv.10 que derrota um Koromon Nv.1 vai ganhar +5 exp.

    . Um Digimon que estiver em um nível superior que o digimon do usuário dará +60.
    Um Agumon Nv.15 que derrotou um Agumon Nv.20 vai ganhar 60 exp.

    NOTA: se o número na fração do nível aparecer racionalizado (com números seguidos de uma vírgula), o avaliador usa somente o primeiro número. Exemplo: 1/3 de 25 é 8,33, então o avaliador arredonda para 8.


  • 2. Na questão de estágios:
    . Um Digimon com estágio X ganha +20 exp se derrotar um digimon de apenas 1 estágio superior ao dele.
    Um Agumon vai ganhar 10 exp a mais se derrotar um Greymon.
    . Um Digimon com estágio X ganha +10 exp se derrotar um digimon de apenas 1 estágio inferior ao dele.
    Um Agumon vai ganhar 10 exp se derrotar um Koromon.


  • 3. Quesitos nos níveis e no número de digimons
    Um digimon, sozinho, pode derrotar:

    . No máximo 1 digimon com até 10 níveis acima dele;
    . no máximo 1 digimon com mesmo nível que o dele;
    . no máximo 5 digimons com até 10 níveis abaixo dele ou 1 estágio inferior;
    . no máximo 10 digimons com até 20 níveis abaixo dele ou 2 estágios inferiores;
    . no máximo 20 digimons com até 30 níveis abaixo dele ou 3 estágios inferiores;
    . no máximo 30 digimons com até 40 níveis abaixo dele ou 4 estágios inferiores;
    . no máximo 40 digimons com até 50 níveis abaixo dele ou 5 estágios inferiores.

    Multiplica-se esses números de acordo com o número de digimons adicionais na equipe. Exemplo: dois digimons podem derrotar dois digimons com até 20 níveis acima dele.

    Numa luta com digimons com níveis e estágios variados, o avaliador terá de fazer um balanceamento com a tabela acima.


    Nota importante: no caso de mais de um digimon derrotar um único digimon, por exemplo, as exp. que ele normalmente daria será dividida entre os digimons ganhadores.


O usuário do post será recompensado com bônus especiais se:

  • 1. fizer uma boa história
    Uma história bem feita resulta em 50 exp. de bônus para cada digimon envolvido na batalha. Se ela for bem desenvolvida e sem muito clichês, o usuário ganha 1 nível de bônus para cada digimon que lutou.


  • 2. escrever bem
    A boa escrita também será recompensada:

    +10 exp se o usuário separar bem o texto em parágrafos, proporcionando assim uma leitura boa;
    +20 exp se o usuário separar bem o texto em parágrafos, proporcionando assim uma leitura boa e não usar abreviações;
    +30 exp se o usuário separar bem o texto em parágrafos, proporcionando assim uma leitura boa; não usar abreviações; e errar pouco nas pontuações e nos acentos;
    +40 exp se o usuário separar bem o texto em parágrafos, proporcionando uma leitura boa; não usar abreviações; e não ter nenhum erro de pontuação e acentos, ou se esses erros forem mínimos;


  • 3. o post for comprido (mas sem ou com poucos erros)
    O usuário pode ganhar mais experiências para os digimons que lutou se o seu texto tiver um bom tamanho. A lista abaixo está classificada no número de páginas feitas no Word com espaçamento de margens padrão, fonte Arial tamanho 12:

    +10 exp se o texto completar 2 páginas;
    +20 exp se o texto completar 4 páginas;
    +30 exp se o texto completar 6 páginas;
    +40 exp se o texto completar 8 páginas;
    +50 exp se o texto completar 10 páginas;
    Se por ventura o texto passar de 10 páginas (o que é difícil de ocorrer), o bônus será de 50 exp sem acréscimos;


  • NOTA IMPORTANTE: o usuário também tem mais chances de ganhar uma luta cumprindo essas 3 regras.
Para que esse critério único seja bem usado, o avaliador terá de tomar mais tempo avaliando o post. Mas acho bem melhor um avaliador gastar 5 minutos fazendo uma boa avaliação do que 1 minuto fazendo uma avaliação ruim.

Estou pedindo além da opinião de vocês, sugestões para melhorar esse "Manual". Algumas partes podem parecer confusas a primeiro momento, mas se aplicadas bastante vezes deixarão de ser. Porém ainda acho que tem outras partes que podem ser melhoradas e também pode ter coisas que precisam ser adicionadas. Well, deixem vossos comentários aqui a respeito disso.

E eu não sei como poderia ficar a questão dos DigiTamas e Digimons Recrutados; acho que este, por enquanto, fica no critério de cada avaliador, sendo que a regra principal é somente dar um DigiTama ou um Digimon Recrutado se a história estiver muito boa.
Marcy
Marcy
Administrador
Administrador

Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 27

http://marcellenneppel.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Keenan Crier Ter Jan 22, 2013 2:14 pm

Só concordo com a parte de invalidar, o resto não. Já tivemos problemas de Exp no fórum de digimon e não quero trazer mais problemas aqui.

Eu acho que o ruim é que membros com o madara e o hdio upam muito rápido. Fazem histórias... aceitáveis e ganham muito por ter 10 de stamina, tendo um champion em um dia. Proponho a diminuição da Stamina e o Dobro do Custo para recuperá-las.
Keenan Crier
Keenan Crier
Administrador
Administrador

Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Marcy Ter Jan 22, 2013 2:19 pm

Keenan Crier escreveu:Proponho a diminuição da Stamina e o Dobro do Custo para recuperá-las.
É, também concordo. Isso "freia" o pessoal que querem se tornar melhores que todo mundo porque não tem outra coisa para fazer facepalm

Ok, mas deveríamos ter um critério único. Ou pelo menos alguma coisa que impeça que um membro busque um avaliador específico só porque ele dá mais prêmios que os outros.
Marcy
Marcy
Administrador
Administrador

Mensagens : 34
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 27

http://marcellenneppel.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Keenan Crier Ter Jan 22, 2013 2:27 pm

Eu uso o critério antigo e o bom senso.
Mesmo estagio= +1
Mais de dois digimons= +2
Estagio superior= +2
Estagio inferior= -1

E o bom senso seria que apenas o maior nível ia se sobre-sair.
Keenan Crier
Keenan Crier
Administrador
Administrador

Mensagens : 55
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Dedé Ter Jan 22, 2013 3:06 pm

Hikaru Kaita escreveu:
Keenan Crier escreveu:Proponho a diminuição da Stamina e o Dobro do Custo para recuperá-las.
É, também concordo. Isso "freia" o pessoal que querem se tornar melhores que todo mundo porque não tem outra coisa para fazer facepalm

Ok, mas deveríamos ter um critério único. Ou pelo menos alguma coisa que impeça que um membro busque um avaliador específico só porque ele dá mais prêmios que os outros.

Talvez ele esteja buscando um avaliador DISPONÍVEL facepalm

Geralmente, estes são: Eu, Hdio, Mioj0 e Kaiba. facepalm
Dedé
Dedé
Administrador
Administrador

Mensagens : 287
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por WaruHikky. Ter Jan 22, 2013 3:08 pm

Pera, eu sei que não sou mod , nem adm , mas , demorei tipo umas 2 semanas pra upar minha Palmon pro 23 , e o Madara upou os digis dele tão rapido , e_e , não sei o q dizer.
WaruHikky.
WaruHikky.
Administrador
Administrador

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/12/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por LordHdio Ter Jan 22, 2013 3:09 pm

Dedé escreveu:
Hikaru Kaita escreveu:
Keenan Crier escreveu:Proponho a diminuição da Stamina e o Dobro do Custo para recuperá-las.
É, também concordo. Isso "freia" o pessoal que querem se tornar melhores que todo mundo porque não tem outra coisa para fazer facepalm

Ok, mas deveríamos ter um critério único. Ou pelo menos alguma coisa que impeça que um membro busque um avaliador específico só porque ele dá mais prêmios que os outros.

Talvez ele esteja buscando um avaliador DISPONÍVEL facepalm

Geralmente, estes são: Eu, Hdio, Mioj0 e Kaiba. facepalm

nisso eu concordo com o dede, diminuir estamina pq, pq eu e o kaiba estamos na frente, isso e pq agente posta dia e noite não temos problema em postar diferente de vcs que tem "vida" tirem a stamina= tirar membros que demoraram pra acostumar somente com os 10 que existem
LordHdio
LordHdio
Adulto
Adulto

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Mioj0 Ter Jan 22, 2013 3:10 pm

eu acho todas as avaliações iguais, e ningem pede a alguem especifico,e sem falar que esse sistema de avaliação é muito rigido, e as vai diminuir o numero de posts no rpg, essa é minha opinião.



Mioj0
Mioj0
Moderador
Moderador

Mensagens : 59
Data de inscrição : 02/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de um critério único para avaliação do RPG Empty Re: Criação de um critério único para avaliação do RPG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos